Mundo

02/07/2020 as 09:15

Deslizamento de terra em mina mata mais de 100 em Myanmar

Incidente ocorreu após forte tempestade atingir local

Foto: EPA / Ansa<?php echo $paginatitulo ?>

Um deslizamento de terra em uma mina de jade na cidade de Hpakant, estado de Kachin, no norte de Myanmar, matou ao menos 113 pessoas nesta quinta-feira (02), informa o Departamento dos Bombeiros local.

"Os mineradores de jade foram atingidos por uma onda de lama que atingiu [a mina] depois de fortes chuvas. Até o momento encontramos 113 corpos", informou o órgão através de comunicado.

As operações de resgate, conforme explica a mídia local, estão sendo constantemente paralisadas por conta do risco de mais deslizamentos já que a chuva não cessa na área. Conforme testemunhas ouvidas pela mídia local, há ainda outros trabalhadores soterrados.

Esse tipo de acidente é registrado com frequência em Kachin. No ano passado, um evento semelhante matou 54 pessoas e diversas ONGs denunciam a situação precária nas condições de trabalho.

O norte de Myanmar é repleto de recursos naturais e, por conta disso, a região registra inúmeros conflitos por conta seja do controle das minas ou entre membros da etnia Karachi e os militares.