Mundo

08/10/2019 as 18:21

França se recusa a assinar acordo UE-Mercosul nas 'condições atuais'

A França não vai assinar o acordo Mercosul nestas condições", explicou a ministra

Agência Sputnik
Foto: © AP Photo / Eraldo Peres<?php echo $paginatitulo ?>

A ministra do Ambiente da França, Élisabeth Borne, disse que a França não vai assinar o acordo entre a União Europeia e os países do Mercosul nas "condições atuais".
Em uma entrevista ao canal de televisão francês BFM TV, a ministra do Ambiente da França, Élisabeth Borne, afirmou que a França não vai assinar o acordo comercial entre a União Europeia e o bloco do Mercosul.

"Não podemos assinar o acordo de comércio com um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o Acordo de Paris. A França não vai assinar o acordo Mercosul nestas condições", explicou a ministra.

Antes, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse ser contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, citando o que ele alegou ser a incapacidade do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, de combater os incêndios florestais e as mudanças climáticas.

Em setembro, o Parlamento da Áustria votou contra o acordo de comércio livre entre o Mercosul e a União Europeia, pondo o projeto em risco.

O acordo comercial entre a União Europeia e o bloco do Mercosul, que atualmente inclui a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, tem estado em negociação há quase 20 anos.

No fim de junho, os dois blocos econômicos concordaram com os termos do acordo, com o objetivo de intensificar a cooperação econômica e impulsionar o crescimento sustentável.