Mundo

13/09/2019 as 10:59

Geleira parcialmente se desintegra e cria onda gigante no Alasca

De repente, pequenos pedaços de gelo começaram a ruir da geleira

Agência Sputnik
Foto: CC0 / myeviajes / Geleira Grey<?php echo $paginatitulo ?>

Fotógrafo flagrou momento em que parte da geleira Chenega, no estado americano do Alasca, caiu no mar em grandes pedaços causando uma grande onda e forte ruído.
Tudo começou quando Chris Bray, fotógrafo e guia nos Estados Unidos, filmava a geleira de Chenega na enseada do Príncipe Guilherme no Alasca.

De repente, pequenos pedaços de gelo começaram a ruir da geleira. A princípio, Bray pensou que se tratava de um pequeno e curto fenômeno. O vídeo da ação foi publicado na página de Chris Bay no Facebook. Infelizmente ele não contém o som do fenômeno.

À medida que ia filmando, os blocos de gelo se tornavam cada vez maiores a ponto de grandes blocos formarem uma grande onda no mar.

"Eu estava filmando esta parte [da geleira] por um tempo porque parecia meio que ativa e quando eu já tinha desistido e baixado a câmera de repente um pequeno pedaço de gelo começou a cair", publicou a fala de Bray o Newshub.

A ação assustou as gaivotas presentes na geleira que começaram a voar. O choque dos pedaços de gelo com a água foi tão forte que criou uma onda sonora muito intensa que chegou a vibrar no peito de Bray. 

Embora a onda tenha sido grande, ela não causou nenhum dano ao barco em que Bray estava.