Mundo

06/09/2019 as 10:33

Morre Robert Mugabe, ex-presidente do Zimbábue

Ditador comandou o país africano durante 37 anos

Agência: Ansa
Foto: Epa / AnsaFlash<?php echo $paginatitulo ?>

(ANSA) - Morreu nesta sexta-feira (6), aos 95 anos de idade, o ex-presidente do Zimbábue Robert Mugabe, que chegou a ser o mandatário mais longevo do mundo.

O anúncio do falecimento foi feito por seu sucessor e algoz político, Emmerson Mnangagwa, que definiu Mugabe como um "ícone da libertação". Ele não deu detalhes sobre a causa da morte, ocorrida em Singapura.

Mugabe se tornou primeiro-ministro do Zimbábue em 1980, colocando fim ao governo de maioria branca no país, e se tornou presidente em 1987. Ele só deixou o poder no fim de 2017, forçado a renunciar por ex-aliados liderados por Mnangagwa.

O ex-presidente entregou o cargo no momento em que o Parlamento encaminhava seu processo de impeachment, com apoio de seu próprio partido, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF).

A ala guiada por Mnangagwa, então vice-presidente, acusava Mugabe de tentar passar o poder para sua esposa, Grace, e de fazer um expurgo no governo. Seu regime autocrático foi marcado por forte instabilidade econômica, inflação galopante e denúncias de fraudes eleitorais e violações dos direitos humanos. (ANSA)