Mundo

13/05/2019 as 21:44

Trump encontrará Putin e Xi Jinping durante cúpula do G20

Moscou, no entanto, negou que exista uma reunião prevista

Agência Ansa
Foto: Epa / AnsaFlash<?php echo $paginatitulo ?>

(ANSA)- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (13) que irá se reunir com seus homólogos russo, Vladimir Putin, e chinês, Xi Jinping, durante a cúpula do G20 em junho, no Japão.

O anúncio do encontro com o presidente da China foi feito no dia em que Pequim decidiu impor novas tarifas sobre os produtos norte-americanos, em resposta às medidas de Trump que entraram em vigor na última sexta-feira (10).

"Vamos nos reunir no G20 no Japão e essa provavelmente será uma reunião muito frutífera", disse o republicano durante encontro com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, na Casa Branca. Já em relação à reunião com o mandatário russo, Trump disse que espera ter um diálogo com Putin.

No entanto, o Kremlin negou que existe uma reunião prevista entre os líderes. "Não houve pedido. Não há acordo até agora", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à agência Interfax, após a declaração de Trump à imprensa. A cúpula do G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo, será realizada em Osaka, no Japão, entre os dias 28 e 29 de junho. (ANSA)