Mundo

12/01/2019 as 13:34

Itamaraty reconhece líder da oposição como presidente da Venezuela

Sua posse, entretanto, não foi reconhecida pela União Europeia, o Grupo de Lima e a Organização dos Estados Americanos (OEA)

Agência © Sputnik
Foto: © AP Photo / Fernando Llano<?php echo $paginatitulo ?>

O Itamaraty emitiu nota neste sábado (12) uma nova nota em que reconhece o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como presidente do país.
Nesta semana, o presidente Nicolás Maduro assumiu seu segundo mandato como mandatário do país. Sua posse, entretanto, não foi reconhecida pela União Europeia, o Grupo de Lima e a Organização dos Estados Americanos (OEA). 

No sexta-feira (11), o Itamaraty emitiu nota criticando a "ilegitimidade" de Maduro e disse que Brasil está empenhado em "ajudar o povo venezuelano a recuperar a liberdade e a democracia, e seguirá em coordenação com os demais atores imbuídos do mesmo propósito".

Em nova nota neste sábado, o governo brasileiro se posicionou diante da disputa territorial entre Venezuela e Guiana — e voltou a apoiar Guaidó em detrimento de Maduro. 

A OEA adotou postura semelhante:

"Você tem o nosso apoio, da comunidade internacional e do povo da Venezuela", escreveu o presidente da OEA, Luis Almagro, no Twitter.