Geral

08/02/2019 as 18:29

TRF-4 escolhe novo juiz responsável pela Lava Jato

Anteriormente ele atuava na 21ª Vara Federal de Curitiba, especializada em assuntos previdenciários

Agência Sputnik
Foto: © TRF-4/ Divugação<?php echo $paginatitulo ?>

Luiz Antonio Bonat é o novo juiz responsável pela Lava Jato na 1° instância, decidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta sexta-feira (8). Ele substituirá Gabriela Hardt, que atuava como substituta após Sérgio Moro deixar o posto para ser ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro (PSL).
Por ser o mais experiente dos 25 candidatos que se inscreveram para assumir a Lava Jato, Bonat foi escolhido como o novo titular da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Anteriormente ele atuava na 21ª Vara Federal de Curitiba, especializada em assuntos previdenciários.

Confira a biografia do novo responsável pela Lava Jato, fornecida pelo TRF-4: 

Luiz Antonio Bonat é natural de Curitiba (PR) e tem 64 anos. Concluiu o curso de Direito em 1979, na Faculdade de Direito de Curitiba.

Ingressou na Justiça Federal como servidor, em 1978, tendo assim atuado junto à 1ª Vara Federal de Curitiba, como Auxiliar e Técnico Judiciário, e na 7ª Vara Federal de Curitiba, como Diretor de Secretaria.

Em 1993, foi aprovado no concurso de juiz federal e assumiu a magistratura na 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu (PR) e na 3ª Vara Federal de Curitiba. Quando foi para a 1ª Vara Federal de Criciúma (SC), proferiu a primeira sentença de condenação penal de pessoa jurídica no Brasil, em razão da prática de crime ambiental.

O magistrado já atuou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) como juiz federal convocado para auxílio e substituição a desembargadores.

Bonat possui especialização em Direito Público, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo ministrado aulas em cursos de especialização. Participa, como coautor, do livro Importação e Exportação no Direito Brasileiro, que tem como tema os crimes relacionados com o comércio exterior.